07 | Setembro 2020

7 erros de planejamento de casamento ao ar livre – e dicas fundamentais para evitar os sustos teste

Casamento ao ar livre é um sonho. A gente tem as dicas para fazer acontecer! Com a ajuda de profissionais e todo o seu know-how, listamos os erros mais comuns de planejamento e o que você precisa saber para dar tudo certo no seu dia


Da escolha do espaço à hora da cerimônia, do vestido ao cardápio, do macro ao micro. Planejar um casamento ao ar livre pode dar um trabalhão (ou não, se você tiver uma boa assessora – também conhecida como “fada madrinha” no mundo das noivas) e acabar em uma sequência de erros que transforma sonho em pesadelo. Mas não para você que está aqui: chegar até essa página é garantia de aprender os segredos para planejar um casamento ao ar livre fadado ao sucesso!

Não pensar na chuva… e não ter um plano B
Ninguém quer que chova. Mas é aquela história: natureza é imprevisível e, portanto, é melhor prevenir. Seja um toldo ou um local alternativo para a cerimônia, ter um plano B para caso o sol não brilhe no dia que você escolheu casar é imprescindível no planejamento do casamento ao ar livre. Segundo Rosi Medeiros, gerente de atendimento do Meio do Mato Eventos e Galeria Jardim, “ter um plano B definido e aprovado com antecedência também é a melhor maneira de uma noiva evitar se frustrar caso chova no dia do casamento”. Ou seja, já sabe, né?

DICA EXTRA: plano B precisa ser bem pensado. Imagina você tendo que passar no meio das mesas de convidados para chegar à cerimônia? Melhor nem imaginar!

Não pensar no local e no clima da estação… e não acertar na escolha do look
A lembrança serve para noivas, madrinhas e convidadas. Casamento ao ar livre é sinônimo de espaço aberto (claro!), o que quer dizer que é preciso cuidado com o vestido e os acessórios. Saltos finos ou muito altos não são indicados, assim como vestidos de noiva com barras muito longas arrastando pelo gramado.

Outro ponto para se atentar é a quantidade de brilho escolhida para compor o modelo. Casamentos ao ar livre no campo, como os do Meio do Mato, pedem vestidos mais fluidos e delicados, sendo grande oportunidade para apostar naquela renda maravilhosa que você já separou como inspiração no Pinterest.

Pense e repense o cardápio (de comidas e bebidas)
Aqui, os cuidados são vários. Vamos à lista (básica!):

no calor, chocolates derretem (e glacês também)
se a festa é em hora de almoço ou jantar, só servir um coquetel não vai dar conta de alimentar seus convidados
vinhos não combinam com dias quentes, assim como não disponibilizar líquidos sem álcool para hidratar os convidados no verão é quase um pecado
sopas e caldinhos são boa ideia para noites mais frias, mas comidas pesadas não vão muito bem no calor

C R E D I T O S

Fotos: Marinelli Fotografia
Cerimonial: Sandro Henrique
Decoração: Marinelli

contato